Porque comemorar o FERIADO do natal

Creio não ser novidade pra ninguem que não comemoro o natal. Não coloco luzes na fachada de casa, não compro perú, não dou presentes, não mando cartões e tão pouco dou felicitações.
Não impeço ninguem de fazê-los e não discrimino quem o faz. Mas não estou aqui para falar sobre o natal ou sobre as bases teológicas que creio propriamente, mas sim sobre o que fazer no feriado de natal.

Algo que infelizmente se perdeu ao longo do tempo nas tradições das famílias, cristãs ou não, foi a reunião em família. Lembro-me de quando pequeno, meus avós reuniam toda a família no domingo para comer um frango assado com macarrão e quiabo (confesso que não sou muito fã de quiabo... rsrs). E era muito legal! Quando sentava na cadeira, eu nem encostava os pés no chão na época. Tenho poucas lembranças da minha infância, mas essa é uma delas.

Agora pergunto a você: porque essa tradição se perdeu? Porque perdemos o prazer de sentar numa mesa com a família sem ter hora para sair? Ou a alegria de contar histórias, ou ouvir as histórias dos mais velhos de "como na nossa época as coisas não eram tão fáceis"? Uma das coisas que não nos lembramos quando lemos aquela passagem da ceia do Senhor em I Coríntios 11 é que Jesus se sentou com os seu discípulos, comeu com eles, repartiu o pão, compartilhou seus pensamentos, teve comunhão, pode ter dado risadas ou até chorado, ja que se aproximava a hora da sua crucificação. Enfim, Jesus sentou e passou um tempo com eles.

As vezes muitos de nós preferimos passar mais tempo com os amigos do que com a família. Algo que aprendi esse ano e vou levar para o resto da minha vida é a importância real que existe numa família. Quando passamos por problemas vemos que nenhum amigo é obrigado a nos ajudar, a estender a mão. O único que podemos contar fielmente é o Senhor. Me peguei refletindo sobre uma passagem da Bíblia e queria compartilhar com vocês. No livro dos Provérbios de Salomão capítulo 18, verso 24 fala:

O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que um irmão. Pv. 18:24

Algo que estive pensando é sobre a relação de intensidade e entrega e o que diferencia um amigo de um irmão. Esse trecho nos fala que exitem amigos mais chegados que irmãos, porém o que eu queria chamar sua atenção é que por mais chegado que possam ser os seus amigos, eles NUNCA serão seus irmãos. Fui radical? Talvez, mas preste atenção nisso. Quando você passar por um problema e todos os seus amigos te abandonarem, sua família continuará sendo sua família. Seus pais continuarão sendo seus pais. Não tem escolha. Eu me peguei muitas vezes dando mais valor aos amigos e em passar tempo com eles mas esqueci que o amor que é mais mencionado na Bíblia é o amor de um pai para com o seu filho e de marido para com sua esposa. Sei que esse valores podem se espiritualizados, mas aqui estou falando em termos relacionais familiares terrenos. Por mais que tenhamos grandes amigos, na hora que eles se voltarem e te esquecerem sua família ainda será sua família. 

Que tal usar este feriado para trazer de volta à sua vida coisas que foram se perdendo com o tempo? Se você comemora o natal, que Deus te abençoes. Se não, que Deus te abençoe.
Tive uma experiência familiar muito intensa esse ano, coisas que vieram para o mal, mas que trouxeram de volta coisas boas. Isso tudo que contei vi foi algo que Deus falou muito comigo baseado em experiências pessoais. Se você achar tudo isso um exagero e que escrevi besteira, me perdoe. Se você achar que tem algo parecido comigo e que se viu em algumas frases acima, te convido a refletir sobre o tipo de relacionamento que você tem tido com sua família.

Não use somente o feriado de Natal para celebrar a união da sua família, mas também a Pascoa, Corpus Christi, Dia da Independência, Dia da Consciência Negra, Dia do Índio, da Árvore, da Secretária, do Servidor Público.... Deus até ordenou um dia da semana para passarmos estritamente com nossa família. É chamado de Shabat, ou Sábado.

Pense nisso! Você semeando comunhão em sua família, colherá comunhão um dia quando tiver sua própria família, seja com sua esposa ou com seus filhos. Simples assim.

Boas festas e Shalom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tiago e André Arrais

Retornando ao começo

Copa no Brasil? Não, obrigado...